Educação Permanente
As organizações passaram a se preocupar com os treinamentos como uma forma de reduzir erros e custos de produção e tem buscado, também, a capacitação do pessoal que gerencia os recursos humanos (GONÇALVES, 1997).
O tema Educação Permanente foi inserido pelo governo brasileiro em 2004, para formação de recursos humanos.
Desta forma, tornou-se imperativa a necessidade de flexibilidade na estrutura organizacional, com a perspectiva de preparar seus funcionários para o enfrentamento das mudanças.
A Educação Permanente se constitui em estratégia para desenvolver os serviços de saúde, pois implica em constante atualização por meio de ações intencionais e planejadas, voltadas ao fortalecimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, que repercutem no interior das relações e processos.
A Educação Permanente da Irmandade de Misericórdia de Campinas tem a finalidade precípua de promover o crescimento pessoal e profissional, sendo as demais atribuições compreendidas como meios para alcançar os objetivos específicos, tais como:
▪ participar dos processos de mudança da organização, compreendendo o processo de trabalho;
▪ incentivar as pessoas ao autodesenvolvimento;
▪ analisar e desenvolver competências individuais e coletivas;
▪ capacitar os líderes para difusão do conhecimento;
▪ participar do processo de recrutamento e seleção;
▪ participar de programas de treinamento e desenvolvimento.
Em conjunto com os gestores e equipes, identificamos as atividades desenvolvidas pelos profissionais, com o objetivo de melhorar a qualidade da prática profissional.
Temos a função de planejar, organizar e capacitar os profissionais, antecipando as necessidades não só da Instituição, mas também do mercado de trabalho.
Com base na aprendizagem significativa e na possibilidade de transformar as práticas profissionais, visamos às atividades de desenvolvimento por meio de integrações, cursos, palestras, videoconferências e capacitações.
Nosso Cronograma anual é elaborado e desenvolvido de acordo com as necessidades da Instituição e de cada Departamento.
Pontuamos e discutimos os processos de trabalho, dificuldades e desafios.
A partir das necessidades, identificamos e planejamos os treinamentos ou outras estratégias de aprendizado, definindo de forma clara e objetiva os resultados esperados ao término de cada ação.
O diferencial de sucesso para uma Instituição de saúde está nos profissionais que nela atuam. Profissionais capacitados cumprem sua missão.
Cronograma da Educação Permanente ano 2017
MESES | TREINAMENTOS | RESPONSÁVEIS |
Janeiro | Perfurocortantes – PPRA | Ed. Permanente/SESMT |
Março | Inclusão Social | Ed. Permanente / RH / FAJ |
Março | Drogas vasoativas | Ed. Permanente / Enfº Multiplicador |
Abril | Radiação em iodoterapia | Ed. Permanente/SESMT/DIMEN |
Maio | Campanha da higienização das mãos | Ed. Permanente/SCIH |
Junho | PCR em paciente portador de queimadura | Ed. Permanente / Coord. de Enf. CTQ |
Junho | Parada cardiorespiratória – simulação realística | Ed. Permanente / ISI |
Julho | Hemodiálise – observações técnicas | Ed. Permanente / Enfº hemodiálise |
Agosto | Precauções e manipulação de pacientes isolados | Ed. Permanente / SCIH |
Setembro | Atendimento ao cliente. | Convidado externo/Ed. Permanente/RH |
Setembro | Precaução – isolamentos e uso de EPIs | Ed. Permanente/SCIH |
Setembro | Boas práticas e manuseio dos equipa/os no CTQ | Eng. Clínica / Ed. Permanente / T.I. |
Setembro | Boas práticas. Manuseio de equipamentos hospitalares | Ed. Permanente / Eng. Clínica |
Outubro |
Preservação Ambiental |
Ed. Permanente / RH / FAJ |
Outubro | Auditoria de Prontuários no CTQ/Theodoro/Ambulatório da | Auditoria e Ed. Permanente |
Novembro | Protocolo coleta de hemocultura | Ed. Permanente/SCIH/Qualidade |
Novembro | Lesões e coberturas | Ed. Perman. / Comissão de lesões |
Novembro | Protocolo de coleta de hemocultura | Ed. Permanente / SCIH |
Dezembro | Hemocomponentes/Sinais e sintomas | Ed. Permanente/SCIH |
Dezembro | Desafios perspectivas da humanização no cotidiano assistencial | Ed. Permanente / Najara Werner |
Fernanda Baron
Enfermeira
Gerente da Educação Permanente
Marilza Aparecida Carafa
Enfermeira
Coordenadora da Educação Permanente