Engenharia Hospitalar

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Engenharia Hospitalar

A Engenharia Hospitalar na Irmandade de Misericórdia de Campinas, surgiu em 2018. Tendo como objetivo único aplicar de forma humanizada todas as técnicas de Engenharia seja ela civil, mecânica, mecatrônica, elétrica entre outras, embasadas em normas técnicas especificas para cada atuação, no contexto hospitalar, visando assegurar a qualidade e segurança de seus usuários, sempre buscando atualização através de novos métodos e tecnologias.

O que antes eram departamentos fragmentados, desde então, atuam com uma nova visão através de uma nova instalação, com um novo conceito de atuação, integrar toda a engenharia de infraestrutura, reduzindo acidentes operacionais, trazendo segurança, zelo, qualidade e apoio direto as áreas assistenciais através das manutenções preventivas, corretivas, calibrações, novas instalações e manutenções preditivas.

O trabalho integrado das diversas áreas de atuação como manutenção, engenharia clínica, projetos e obras trabalhando de modo integrado, possibilita o atendimento ágil e sistêmico, resultando em qualidade e bem-estar a seus clientes. Compõe a equipe técnica oficiais de manutenção, técnicos em hidráulica, pedreiros, eletricistas, marceneiros, técnico em mecatrônica, arquiteto, engenheiro de controle e automação, engenheiro civil e outros terceiros com mão de obra específica.

A prioridade dos atendimentos está nas áreas de atuações críticas, na qual define-se através dos itens essenciais, ou seja, os que não podem faltar na assistência como equipamentos e acessórios médicos de alta criticidade, gases medicinais e provisão dos elementos básicos como geração de energia e manutenção no fornecimento de águas. Esses devem estar disponíveis 24 horas por dia. Como plano secundária de atuação temos todas as manutenções preventivas através do cronograma de manutenções.

Como engrenagem do sistema de engenharia contamos com um sistema em nuvem baseado na norma técnica 15943 da ABNT, na qual possibilita a gestão de ativos e infraestrutura permitindo a abertura e atendimento de OS. – Ordens de Serviço, utilizando a metodologia de classificação de atendimentos de acordo com RDC 185, contando com a priorização de atendimento utilizando a metodologia do kanban, que estabelece a necessidade do atendimento em alta, média ou baixa complexidade.

Joseane Fabricia Marçal

Engenheira Civil