Alunos de Medicina da Unicamp participam de Aula na Santa Casa de Campinas

Alunos do quarto ano do curso de  Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp participaram na quarta-feira, dia 8 de fevereiro, de aulas proferidas no Centro de Tratamento de Queimaduras (CTQ), da Santa Casa de Campinas. Até outubro, todos os 123 alunos da  irão passar pelo local. De acordo com o coordenador do internato médico da FCM, Gustavo Pereira Fraga, as aulas fazem parte do submódulo da cirurgia do trauma dentro da disciplina Atenção Clínico-Cirúrgica Integrada 1, denominada MD752.

É importante ressaltar, que  Faculdade de Medicina foi criada em 1963 e começou a funcionar no prédio inacabado da Maternidade de Campinas. Em 1965, firmou acordo com a Santa Casa de Misericórdia de Campinas e para lá se transferiu, onde permaneceu até 1985. No ano de 1986, já como nome de  Faculdade de Ciências Médicas (FCM), mudou-se para o campus da Unicamp.

O médico Flávio Nadruz Novaes, responsável pelo CQT, disse que pode parecer saudosismo das turmas mais antigas da FCM relembrar sempre a história da criação do curso – Flávio foi aluno da 9ª Turma de Medicina – mas que para média complexidade, a Santa Casa pode ser um excelente local de estágio para os alunos.

“O CTQ tem 11 quartos e 12 leitos e só atende pacientes encaminhados pela Central Reguladora. O maior agente causador de queimaduras é o térmico. Na prática, os alunos visitam o Centro Cirúrgico, conhecem a rotina de trabalho e aprendem a cuidar do paciente”, disse Flávio.