Acolhimento com Classificação de Risco – Protocolo Manchester 2019

O Pronto Atendimento do Hospital Irmãos Penteado, possui um conjunto de protocolos de atendimento que garantem a segurança do paciente e a qualidade assistencial.

Visando o melhor atendimento dos pacientes, o Coordenador Médico do Pronto Atendimento, Dr. Leandro Chiarelli, juntamente com a Coordenadora de Enfermagem, Fernanda Baron, deram início na transição do acolhimento simples para o acolhimento seguido de Classificação de Risco baseado no Protocolo de Manchester.

O acolhimento realizado atualmente pela equipe de enfermagem, tem como objetivo registrar a queixa principal, os antecedentes clínicos e também verificar os sinais vitais (pressão arterial, temperatura, frequência cardíaca, saturação de oxigênio ).

A nova abordagem, prevista para ter início ainda neste mês de junho, mantem toda a dinâmica do acolhimento, sendo agora realizado por uma enfermeira, que na sequencia, classificará o paciente de acordo com o risco avaliado.

“Utilizamos como referência para a classificação, o Protocolo de Manchester. É um sistema que já é utilizado em diversos países e vem sendo adotado no Brasil desde 2008. A grande vantagem nesta abordagem é separar os casos verdadeiramente urgentes dos não urgentes e garantir o atendimento prioritário dos casos mais graves”, explica Fernanda Baron, Coordenadora de Enfermagem do Pronto Atendimento do Hospital Irmãos Penteado.

“Além disso, a equipe da recepção também tem um importante papel no cuidado com o paciente.” Silvana Sabatin, Gerente de Hotelaria do Hospital Irmãos Penteado explica que esta equipe é treinada para organizar o atendimento e agilizar o registro do paciente para que ele possa seguir para a classificação, no menor tempo possível.

Na prática, como funciona?

O Protocolo de Manchester é um sistema de classificação que funciona com cinco cores: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. Cada cor representa o grau de urgência no atendimento do paciente:

Ao chegar no Pronto Atendimento, será aberto um prontuário médico/ficha de atendimento. Em seguida, o paciente é encaminhado a uma enfermeira para a realização de uma avaliação do seu estado clínico, que deverá levar em consideração seus sinais vitais, dores, sintomas e outros indicadores.

Feita a avaliação, o paciente será registrado no sistema informatizado, com a cor que identificará a sua urgência no atendimento.

VERMELHO : caso de emergência. O paciente não pode esperar e o atendimento será imediato;

LARANJA : o atendimento é muito urgente. A espera não poderá ultrapassar 10 minutos;

AMARELO : o atendimento é urgente, mas o paciente pode aguardar por um período de até 50 minutos;

VERDE : pouco urgente. Pode aguardar por até 120 minutos ou ser encaminhado para outros serviços de saúde;

AZUL : não há urgência. O tempo de espera pode ser de até 240 minutos ou será encaminhado a outros serviços de saúde.

Tempo de espera

Quando se vai a um Pronto Atendimento, o tempo de espera pode deixar pacientes e acompanhantes apreensivos. No Pronto Atendimento do Hospital Irmãos Penteado, o objetivo é prestar assistência no menor intervalo de tempo possível, buscando a segurança e o conforto dos nossos clientes.

Casos mais graves são atendidos prioritariamente,

não obedecendo necessariamente a ordem de chegada.

E não é só a equipe Assistencial que faz parte desse processo. Rodrigo Sanches, responsável pela Gestão de Tecnologia da Informação da instituição, acrescenta que sua equipe busca identificar onde a tecnologia consegue apoiar as áreas de negócios e quais processos podem ser automatizados ou otimizados para reduzir o tempo de atendimento.

Sazonalidade e horários de pico

A sazonalidade das doenças – patologias que ocorrem com maior frequência em determinada estação do ano podem mudar a rotina de atendimento do Pronto Atendimento do Hospital Irmãos Penteado.

A análise dos indicadores de atendimento e o acompanhamento diário das patologias atendidas nestes períodos, aliada a adoção de protocolos específicos, permite que o Pronto Atendimento do Hospital Irmãos Penteado esteja preparado para receber todos os seus clientes, garantindo uma assistência segura.