I Simpósio Multiprofissional

simposio_santa_casa

I Simpósio Multiprofissional da Santa Casa de Campinas

INTRODUÇÃO

A história do complexo da Irmandade de Misericórdia de Campinas – Santa Casa e Hospital Irmãos Penteado -, começa com a nomeação do jovem Padre Vieira, em agosto de 1860, como Vigário da Paróquia da N. S. da Conceição, em Campinas. Com ele, foi lançada a ideia da construção de um hospital de caridade que pudesse amparar a população mais pobre da cidade, lançando sua pedra fundamental, em Nov-1871 e, em 15/08/1876, inaugurando a Santa Casa e a Capela, sob as bênçãos da N.S.da Boa Morte.

Não se pode negar o seu valor histórico inestimável e sua capacidade visionária, construindo uma unidade hospitalar, sem donos e para a cidade de Campinas e região!

Assim como todas as Santas Casas, o fantasma das dificuldades financeiras assombra os seus corredores desde o primeiro balanço deficitário, feito pelo Padre Vieira. Para ajudar a mantê-la, foi construído o Hospital Irmãos Penteado que, através do atendimento ao cliente particular e privado, pudesse subsidiar os seus custos.

Hospital filantrópico, sem fins lucrativos, cujo patrimônio é público, ou seja, da cidade de Campinas, a Irmandade de Misericórdia de Campinas conta com um provedor e uma diretoria, eleitos pelos irmãos e que prestam este serviço, igualmente, sem remuneração.

O grande desafio atual é manter a qualidade no atendimento assistencial, à revelia da precariedade dos recursos financeiros.

JUSTIFICATIVA

O diferencial do I Simpósio Multiprofissional da Santa Casa de Campinas foi trazer a reflexão desta prática, nas várias Santas Casas e Instituições Filantrópicas, sob a ótica: “Desafios da Multiprofissionalidade nas Santas Casas e Instituições Filantrópicas – na assistência ao paciente, familiar e cuidador”. O valor desta discussão, inédita, traçou um fio condutor entre estas ações nas Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, interrogando se a qualidade da assistência multiprofissional, à revelia das dificuldades econômicas extremas da realidade da Saúde, pode ser algo possível e de excelência.

Foi seu público alvo: Médicos, Fisioterapeutas, Psicólogos, Dentistas, Assistentes Sociais, Nutricionistas, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, e demais profissionais envolvidos na área da Saúde Hospitalar.

O evento ocorreu nos dias 18 e 19 de novembro de 2016, no auditório do Noumi Hotel, em Campinas.

Segue a programação científica do evento:

19h – Recepção e entrega do material

19h30 – Abertura do Evento – Presidente do Simpósio – Sandra Almeida

Mesa de Abertura – Provedor da Santa Casa de Campinas

Dr. Murillo Antonio Moraes de Almeida

Secretário Municipal de Saúde de Campinas

Dr. Cármino Antônio de Souza

Diretor Clínico da Santa Casa de Campinas

Dr. Andrzej Wolski

20h-Apresentação: “Reflexão sobre o Processo de Construção Multiprofissional”

Dra. Kátia Capellaro

Coordenadora Assistencial do Centro Infantil Boldrini

Centro de Reabilitação Lucy Montoro/Campinas

21h-Coquetel

8h -9h – “A Interface entre o Ato Médico e a Equipe Multiprofissional”

Dr. Jorge Cury – Conselheiro no Conselho Federal de Medicina-SP

Dra. Kátia Capellaro – Coordenadora Assistencial do Centro Infantil Boldrini e do Centro de Reabilitação Lucy Montoro – Campinas

9h00 – 9h30 – – “Clínica Ampliada e Projeto Terapêutico Singular, unindo a Equipe Multiprofissional”.

Dr. Gilberto Luiz Scarazatti – Mestre em Saúde Coletiva –

UNICAMP

9h30 – 10h – “A Importância do 3º Setor na Saúde – Voluntariado”

Marcela Doni – FEAC

10h- 10h30 – Coffee

10h30 – 11h –  “Comunicação Multiprofissional – Esclarecedor ou Gerador de Conflitos?”.

Prof.ª Cristina Micaroni Altieri – Prof.ª de Comunicação e Marketing

PUCCAMP/ESAMC/METROCAMP

11h-11h15 –   – “Apresentação Lúdica de Ação Multiprofissional em Educação Permanente”

Enfª Kelly Bezerra e Equipe Multiprofissional

Santa Casa de Misericórdia de Campinas

11h45 – 12h – – “Coaching – Motivação”

Enfª Carmen Rodrigues – Coach para a Saúde

12h – 13h30 – Almoço

13h30 – 15h30 – “Ações Multiprofissionais numa Instituição Hospitalar”

Laís Maffeis – Farmácia Clínica – Complexo Municipal de São Bernardo do Campo – SP

Regina Rossetto – Reabilitação Física/ Terapeuta Ocupacional

Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – São Paulo – SP

Silvana Sabatin – Gerente de Hotelaria

Santa Casa de Misericórdia de Campinas – Campinas – SP

Cássia Bueno – Gerente de RH

Santa Casa de Misericórdia de Campinas – Campinas – SP

Maria Camila Prada – Nutricionista

Hospital Mário Gatti – Campinas – SP

Izaías Junior Bueno Fonseca – Enfermeiro

Hospital e Maternidade Santa Tereza – Campinas – SP

15h30 – 16h – “Prontuário Médico e Multiprofissional”

Dra. Mônica Rosa Focesi

16h00 – 16h30 – Coffee

16h45– 17h05 – “CTQ – Centro de Tratamento de Queimaduras numa visão multiprofissional”

Dr. Flávio Nadruz – Coordenador do CTQ

Santa Casa de Misericórdia de Campinas

17h00 – 17h45  – Encerramento

Hospitalhaços

O encontro foi muito rico e seus conteúdos surpreenderam, tanto pela proatividade, quanto pelas iniciativas, metodologias e resultados significativos, comprovando que a manutenção da qualidade da assistência multiprofissional depende muito mais do processo educativo e da implicação motivacional dos profissionais responsáveis e éticos. O quadro reforçou a capacidade do trabalho e a vontade de crescer cada vez mais, trazendo o que de melhor pudermos ao paciente, familiares e cuidadores.

Sandra Almeida
Presidente do Simpósio

Nossos agradecimentos aos patrocinadores!

igc