Serviço Social

O Serviço Social tem como finalidade desempenhar o papel de mediador, mobilizador e articulador das relações sociais entre família, pacientes, equipe e administração. Busca garantir o adequado acolhimento e integração dos pacientes e familiares na Irmandade de Misericórdia de Campinas, assegurar o suporte social, potencializar a reinserção social do paciente, com qualidade e suporte adequado, contribuir para a efetividade dos cuidados e eficácia dos serviços prestados pela Instituição.

O trabalho do assistente social caracteriza-se como um processo educativo que visa despertar no paciente sua consciência crítica, incentivando a busca de alternativas para solucionar o problema apresentado.
O assistente social atua na sua área e multiprofissionalmente em todos os setores do hospital, além de prestar atendimento aos colaboradores. Busca orientações e encaminhamentos, quanto aos direitos sociais do paciente, no sentido de democratizar as informações, identificar a as necessidades do paciente e da família e quais as condições sociais que estão inseridas, orientar a família sobre a importância da sua participação e apoio no tratamento de saúde do paciente, trabalhar com famílias no sentido de fortalecer seus vínculos.
Sua rotina inclui o registro dos atendimentos sociais no prontuário com objetivo de formular estratégia de intervenção profissional e subsidiar a equipe multiprofissional.

O assistente hospitalar tem a sua respectiva importância social que se constitui em suas ações e estratégias que são orientadas para um público que necessita de suas intervenções, de forma imediata e que reflete a médio e longo prazo.

O Serviço Social da Irmandade de Misericórdia de Campinas é composto por 02 assistentes sociais.

Alessandra Terron Rochadel
Cristiane Ferraz