Serviço de Controle de Infecções Hospitalares

Home / Especialidades / Equipe Multiprofissional / Serviço de Controle de Infecções Hospitalares

A portaria nº 2616, de 12 de maio de 1998, do Ministério da Saúde preconiza que toda instituição deve estabelecer e exercer um Programa de Controle de Infecção Hospitalar, um conjunto de ações a serem desenvolvidas, deliberadas e sistematizadas, visando a máxima redução da incidência e da gravidade das infecções, relacionadas à saúde.

Esta portaria preconiza a implantação do IRAS – Infecção Relacionada à Assistência à Saúde–. Na IMC – Irmandade de Misericórdia de Campinas – o programa nacional de prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde é efetivo e funciona multiprofissionalmente.

Diretamente relacionada à hospitalização e aos procedimentos diagnósticos e terapêuticos praticados, representa atualmente uma grande necessidade na

assistência à saúde, devido à alta incidência, letalidade significativa, prolongamento do tempo de internação e aumento do custo do tratamento dos pacientes.

A prevenção de IRAS poderá ser alcançada somente com a participação de todos os profissionais envolvidos, direta ou indiretamente, nos cuidados dos pacientes. Esse é um desafio de exige planejamento, desenvolvimento de implantação de um programa efetivo de divulgação do conhecimento.

O SCIH- IMC é composto pelo enfermeiro da SCIH e pelo médico infectologista e tem um trabalho multiprofissional na Vigilância Epidemiológica, treinamentos dos profissionais de saúde em relação as principais medidas de controle de IRAS, trabalho conjunto com as áreas de apoio e avaliação de processos de assistência direta.

Felipe Venâncio
Enfermeiro