Psicologia Hospitalar

Home / Especialidades / Equipe Multiprofissional / Psicologia Hospitalar

As condições psicológicas do paciente passam a ser consideradas, no Brasil, como fatores intervenientes no seu adoecimento, a partir da década de 30, quando o psicólogo inaugura, inicialmente junto à Psiquiatria, seu exercício profissional na instituição de saúde, nos primeiros Serviços de Saúde Mental, fundados em São Paulo. Em 1954, como resultado de um movimento mais consistente para regulamentar a participação da Psicologia na área da saúde, Mathilde Neder, instala em um Hospital Geral, o primeiro Serviço de Psicologia Hospitalar.

A Psicologia Hospitalar é o conjunto de contribuições científicas, educativas e profissionais que as diferentes disciplinas psicológicas fornecem para dar melhor assistência aos pacientes no hospital. O trabalho do psicólogo é cada vez mais reconhecido pela equipe multiprofissional que atua no Hospital Geral e também pelos pacientes que procuram o tratamento, assim como os seus familiares.

Todavia, este percurso enfrentou inúmeros obstáculos e exigiu do psicólogo a capacidade de se desvincular de um modelo clínico arraigado ao consultório e de se adaptar a uma Instituição onde se predominava o discurso médico. Fazendo-se aceitar por suas competências, conquista o seu espaço, ao mesmo tempo em que busca, dos outros profissionais dos hospitais, flexibilidade e abertura para o discurso do psicólogo.

A Psicologia Hospitalar da Irmandade de Misericórdia de Campinas foi incorporada ao seu organograma em 2007, compondo a equipe multiprofissional da instituição. Sua atuação visa oferecer assistência a todos os pacientes, de todos os segmentos conveniados do hospital, agindo, de forma setorial e em ações que integram a Equipe Multiprofissional, buscando promover a saúde mental do paciente e familiar, diante da doença e hospitalização, exercendo a prevenção, tratamento e encaminhamentos, quando necessário.

Os atendimentos são realizados a partir da solicitação da Equipe Multiprofissional e por identificação de demanda, pelas próprias psicólogas do setor, os quais ocorrem individualmente ou em grupo, com pacientes e familiares.

A evolução clínica da Psicologia Hospitalar é feita em prontuários médicos e em registro interno do setor.

O setor é composto por 03 psicólogas e coordenado pela psicóloga Sandra Almeida.
É perceptível os avanços e conquistas no campo da Psicologia Hospitalar, no que diz respeito ao conceito Multiprofissional.

Consideramos que o enfrentamento dos desafios Multiprofissionais, na área da saúde, é um processo contínuo, que exige dos profissionais a reflexão e o desenvolvimento de estratégias de intervenção inovadoras, para que o cliente seja considerado em seu contexto biopsicossocial.

Nathalia Oliveira Machado
Psicóloga 

Sandra Almeida
Coordenadora da Equipe Multiprofissional 

Sarah Adriely da Silva
Psicóloga