Nutrição

 

Nutrição Clínica e de Produção

O atendimento nutricional oferecido pela Irmandade de Misericórdia de Campinas – IMC – deve, por meio da alimentação, amenizar o sofrimento da doença e da internação, reduzir a incidência de deficiências nutricionais (fator de risco para morbi-mortalidade), identificar pacientes candidatos a receber apoio nutricional específico, e, oferecer um leque de dietas: de composição normal às dietas terapêuticas, dietas para o preparo de exames, dietas enterais além de preparações que possam cumprir objetivos nutricionais específicos.

À nutricionista clínica compete a avaliação do aspecto nutricional do paciente, como a avaliação nutricional, cálculo de dietas, manejo do consumo de alimentos, dentre outros.

São tarefas atribuídas à nutricionista de produção elaborar cardápios e preparações. As duas áreas dependem uma da outra para se atingir o objetivo principal: a saúde do paciente. Quando existe essa integração, os resultados podem ser percebidos na boa evolução do paciente. Quando a nutricionista clínica trabalha com as preferências alimentares e/ou suplementação, e as repassa para a nutricionista responsável pela produção a melhora do quadro nutricional ocorre, pois o paciente passa a se alimentar melhor.

Portanto, além da relevância das atribuições especificas, percebe-se a importância da articulação entre o teor científico das necessidades nutricionais e suas representações sobre a dieta hospitalar. Quem sai ganhando, com certeza, é a saúde do nosso paciente.

Marlla Araújo
Nutricionista de Produção

Tarsila Luciano Moreira Pitoli
Nutricionista Clínica