Fisioterapia

FISIOTERAPIA IMC

A Fisioterapia é um segmento da área de saúde que contribui para o restabelecimento, a manutenção e a promoção da mesma. No âmbito hospitalar, esse profissional é fundamental para a recuperação dos pacientes com diversas patologias, sendo assim, faz parte de uma equipe multiprofissional visando a melhor reabilitação dos pacientes, do ponto de vista biopsicossocial e físico, através de reuniões clínicas e discussões de casos, além do constante aprimoramento de conhecimentos, através da educação continuada Multiprofissional.

O fisioterapeuta efetua o diagnóstico terapêutico, além de interpretar exames e laudos complementares, cabe ainda ao fisioterapeuta hospitalar observar a evolução de cada paciente e mudar a abordagem, quando preciso. A alta fisioterapêutica só deve ser indicada pelo próprio profissional da área. Isso vale também para emissão de pareceres, atestados, relatórios e laudas relativas à Fisioterapia.

A reabilitação cardiopulmonar atua na prevenção de doenças cardiovasculares e como tratamento não farmacológico de doenças cardiopulmonares, já estabelecidas, à fim de melhorar a capacidade funcional e prevenir a recorrência de exacerbações e/ou descompensações. Isso se dá através de técnicas e exercícios respiratório específicos para garantir as vias aéreas pérvias e expandidas.

A equipe de Fisioterapia da IMC atua de maneira complexa no gerenciamento do funcionamento do sistema respiratório e de todas as atividades correlacionadas, com a otimização da função ventilatória, através da monitorização contínua dos gases respiratórios e dos aparelhos utilizados como suporte ventilatório.

O fisioterapeuta também possui o objetivo de trabalhar a manutenção dos músculos, tanto esqueléticos como respiratórios, com técnicas de treinamento muscular, nas quais diminui a retração de tendões e evita os vícios posturais e imobilidades que podem provocar contraturas e lesões por pressão. Para tal, o profissional utiliza técnicas, recursos e exercícios terapêuticos, em diferentes fases do tratamento e de acordo com as condições clínicas e necessidades do paciente, para alcançar uma melhor efetividade do tratamento.

A reabilitação pode auxiliar no desenvolvimento de um sentimento de independência e melhorar a autoestima do paciente. A Fisioterapia tem o papel de potencializar o caminho da humanização e projetar uma nova sociabilidade futura.

Vêm ganhando cada vez mais espaço no ambiente hospitalar, aliadas as novas tecnologias, novos conhecimentos técnicos que oferecem ao Fisioterapeuta um grande leque de possibilidades para melhor reabilitar seus pacientes, das mais diversas patologias, de forma rápida e eficaz.

Fernanda Simeoni
Referência Técnica do Setor de Fisioterapia
Irmandade de Misericórdia de Campinas.