Centro de Tratamento de Queimaduras Abre as Portas para Pacientes

Hospital Irmãos Penteado Reabre Pronto Socorro para Consultas

A Irmandade de Misericórdia de Campinas (Hospital Irmãos Penteado e Santa Casa) abriu de forma oficial as portas do Centro de Tratamento de Queimaduras (CTQ), unidade que nasce como a principal referência na macro região de Campinas para atendimento especializado em queimaduras de diversas naturezas e níveis de gravidade.
Instalado em uma área de mil metros quadrados, o espaço recebeu investimentos de três milhões de reais e está dotado de modernos equipamentos, centro cirúrgico, unidade de terapia intensiva e ambulatório, para atender pacientes do sistema único de saúde (sus) e de convênios.
Trata-se de uma ação pioneira e corajosa, pois desafia os preconceitos contra o paciente com queimaduras e seus familiares e o quase abandono desse grupo.
Além do tratamento diferenciado, planejado e humanizado, coordenado pelo médico e cirurgião plástico, Flávio Nadruz Noaves, o CTQ conta com equipes de suporte para o processo de reabilitação física, recuperação e reintegração psicossocial e profissional dos assistidos, através de um programa de serviços multidisciplinares, com atendimento em assistência social, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional.
De acordo com as estatísticas, a cidade de campinas tem aproximadamente 75 pessoas feridas por mês, sendo cinco consideradas graves, sem contar com as pessoas da região, vítimas de acidentes envolvendo queimaduras. Atualmente 100% dos pacientes residentes em Campinas são tratados fora do serviço especializado ou vão buscar atendimento em outras cidades.

Hospital Irmãos Penteado Reabre Pronto Socorro para Novas Consultas Após 180 Dias

Após 180 dias fechado, o pronto socorro do Hospital Irmãos Penteado foi reaberto para atendimento à população.

O novo pronto socorro oferece dois consultórios para atendimento de urgência e emergência, 24 horas, com capacidade de cinco mil atendimentos/mês.

Centro Cirúrgico

No processo de restruturação do Complexo Hospitalar (Irmãos Penteado e Santa Casa) foram estabelecidas metas para ampliação do número de leitos, além da ampliação do Centro Cirúrgico, com o objetivo de aumentar sua capacidade produtiva.

O Centro Cirúrgico é composto de oito salas equipadas com o que há de mais moderno em tecnologia médica. O espaço foi planejado para atender a todos os tipos de cirurgias, proporcionando conforto, segurança e comodidade à equipe de cirurgiões e pacientes.