Câmara prevê incentivos a hospitais filantrópicos

Pacote de projetos terá o objetivo de ajudar a salvar as instituições que estão no “vermelho” e abrir vagas do SUS

Milene Moreto – milene@rac.com.br

A Câmara de Campinas vai propor um pacote de leis de incentivo para os hospitais filantrópicos na tentativa de fazer com que as instituições saiam do vermelho e consigam também aliviar a rede pública de saúde em novos convênios com o Sistema Único de Saúde (SUS). Em uma reunião realizada ontem na Santa Casa, o vereador Artur Orsi (PSDB), o provedor Murilo Moraes de Almeida e o presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo, Edson Rogatti, discutiram políticas que possam auxiliar a condição financeira dos hospitais e o retorno do atendimento ao SUS. O prefeito Jonas Donizette (PSB) também vai entrar na discussão e receberá hoje em seu gabinete os representantes da Casa de Saúde e da Câmara.

Para Orsi, a Câmara poderá contribuir com um pacote de leis para redução de tributos que hoje são pagos pelas instituições e até mesmo subsidiar a conta de água. “A Santa Casa tem hoje dois corredores enormes com enfermaria desativados e que poderiam ser aproveitados pelo poder público. Falta vontade política”, disse.

Almeida disse que a Santa Casa deve hoje cerca de R$ 80 milhões e busca saídas para quitar a dívida, parte dela contraída em razão de repasses da Prefeitura que não foram suficientes para cobrir os gastos que a instituição tinha na época em que atendia o SUS.

Atualmente o hospital conta com 70 leitos disponíveis para iniciar um novo convênio com o poder público. O secretário de Saúde, Cármino Antônio de Souza, disse esta semana que o governo tem interesse em realizar uma nova parceria, mas que o novo contrato depende da solução de problemas jurídicos de convênios anteriores.

Além da Santa Casa, o secretário também afirmou que tem o interesse em firmar uma parceria com a Casa de Saúde. O hospital já sinalizou que tem disponibilidade para atender em leitos de pediatria, UTI pediátrica e enfermaria.