Setores de Internação
A Santa Casa e Hospital Irmãos Penteado vêm assumindo uma postura de valorização do ser humano, especialmente do paciente, que é o foco essencial deste hospital.
Procurando adaptar-se às novas tendências no mercado da saúde, busca adequar os seus espaços de internação e ambulatórios com propostas humanizadas e qualidade técnica e científica relevantes, aumentando a qualidade de vida durante a internação.
“Humanização é a busca constante de harmonia e relacionamento cada vez melhor, dos funcionários entre si e destes com a administração, visando sempre o atendimento integral do paciente”, ou seja, é repensar as práticas das instituições de saúde, buscando opções de atendimentos e de trabalho, que preserve este posicionamento ético no contato pessoal.
Com esta postura, tem entregue à população espaços assistenciais modernos, confortáveis e seguindo as exigências para uma boa prática de cuidado e atenção.
- Setor Comendador Selmi
- Setor Comendador Theodoro
- Setor Antônio Luporini
- Setor Shizuo Yoshida
- Setor Mário Name
- UTI Dr. José Augusto Marin
UTI Dr. José Augusto Marin
A Santa Casa e o Hospital Irmãos Penteado formam a Irmandade de Misericórdia de Campinas, um dos mais bem equipados centros de cuidados com a saúde da região.
Sua UTI é especializada em cuidar de pacientes com doenças específicas e graves, com chance de recuperação e reabilitação. Conta com profissionais altamente especializados, aparelhos sofisticados e medicação de última geração, necessários ao cuidado do paciente. O ambiente de trabalho é dinâmico e acelerado, em função dos cuidados complexos para com o paciente, seu foco maior de atenção.
Ter um familiar na UTI, pode ser uma experiência assustadora e gerar muita ansiedade por notícias dos entes queridos, o que acontece nos horários de visitas, quando são recebidos e orientados pelo médico de plantão.
O horário de visitas ocorre das 16 h às 16h e 30 minutos, todos os dias.
É permitida a entrada de 02 pessoas, de preferência os familiares/ pessoas mais próximas.
O Serviço Social e a Psicologia Hospitalar dão suporte aos familiares, ao longo da internação na UTI.
Em alguns casos, o médico poderá dar informações em outros horários ou mesmo convocar a família para esclarecimentos.
Pode haver variação do horário de visita, em função das demandas da UTI, na prestação de cuidados ao paciente.
Todas as exceções são discutidas multiprofissionalmente e as decisões são tomadas, levando em conta o melhor suporte e atenção ao paciente, o que justifica ser esta uma equipe multiprofissional, constituída por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiologistas, psicólogos e assistentes sociais.
Existem cuidados que são necessários durante a visita: aguardar autorização e orientações para entrar, antes de dirigir-se diretamente à pessoa que veio visitar.
Manter-se calmo e dar apenas notícias agradáveis ao paciente é extremamente importante. Lembre-se que o paciente pode estar ouvindo, mesmo estando sedado.
Equipe Multiprofissional Assistencial da UTI
Médicos Intensivistas: supervisionam e prescrevem os cuidados necessários ao restabelecimento do paciente e podem solicitar interconsulta a outros médicos especialistas e profissionais da equipe multiprofissional.
- Equipe de Enfermagem: Enfermeiros e técnicos executam o tratamento prescrito pela equipe médica da UTI.
- Fisioterapia: responsável pela manutenção das funções vitais ao atuar na prevenção e/ou tratamento das disfunções cardiopulmonares, circulatórias, musculares e neurológicas, reduzindo o risco de complicações clínicas e mortalidade do paciente grave.
- Nutricionistas: é o profissional que visa à manutenção ou recuperação do estado nutricional dos pacientes, baseado no diagnóstico médico e evolução clínica, independentemente da via de administração da terapia nutricional com enfoque na terapia nutricional precoce.
- Serviço Social: trabalham diretamente com o paciente, com a família, amigos, procurando solucionar dúvidas, resolver problemas decorrentes do tipo de doença específica do paciente e, posteriormente, tentando reintegrar socialmente o paciente, após a alta hospitalar.
- Psicólogo: visa identificar e apoiar os aspectos emocionais dos pacientes e familiares, contribuir na adequada evolução desses indivíduos, bem como promover uma boa comunicação entre as pessoas envolvidas no processo, visando melhorar as relações da equipe profissional com pacientes e o bem-estar de todos.
- Fonoaudiologia: Faz as avaliações buscando a reabilitação dos transtornos da deglutição e redução da broncoaspiração, que são bastante prevalentes no doente crítico e potencialmente crítico.
Quando as condições do paciente tornam-se estáveis, planejamos a sua transferência para os setores adequados do hospital, aparelhados e treinados para dar prosseguimento ao tratamento.
A equipe da UTI da Santa Casa e Hospital Irmãos Penteado dedica-se a dar a cada paciente o melhor cuidado possível, bem como informações e suporte familiar, durante este período difícil, visando cuidar dos indivíduos de forma humanizada.
Dr. Andrzej Wolski
Coordenador Médico
Dr. Rhama Freitas
Médico Intensivista
José Roberto Milanês
Coordenador da Enfermagem da UTI
Anelise Cristian Aguiar
Assistente Administrativo da UTI