Centro de Tratamento de Queimaduras

O Centro de Queimaduras de Campinas – CTQ – foi construído para oferecer atendimento qualificado e especializado aos pacientes com queimaduras de qualquer origem.

Há uma grande necessidade para a região e, por não haver qualquer outro leito para esta ocorrência, na nossa cidade, todos os pacientes queimados, precisavam antes se deslocar, no mínimo 60 km, para serem atendidos.
Esta iniciativa uniu empresas da região que, como apoiadores, permitiram à Irmandade de Misericórdia de Campinas promover esta implantação e oferecer este serviço a toda comunidade.

É uma unidade que preenche todos os requisitos necessários ao atendimento de alta complexidade em queimaduras com instalações, equipamentos e materiais, dentro da maior atualidade técnica.

O início dos atendimentos ocorreu em 08 de julho de 2016, contemplando o convênio SUS e demais convênios.

O Centro de Tratamento de Queimaduras conta com um espaço aproximado de 600 m², composto por várias áreas.
A Área da Internação é formada por 10 leitos, em quartos individuais, com climatização quente e fria, TV a cabo, banheiros individuais com acessibilidade, monitores, e todos os recursos necessários para receber o paciente, com conforto e segurança. Além destes, são oferecidos mais 02 leitos de terapia intensiva.
Possui também a área do Centro Cirúrgico próprio com todos os recursos exigidos, tais como o ar condicionado de pressão positiva, fluxo laminar, filtração absoluta e controle de umidade.
A Área Administrativa funciona no andar superior da unidade, juntamente com a sala de conforto médico e de conforto para os profissionais que ali trabalham e uma sala de videoteleconferência.

Além do atendimento assistencial, o CTQ tem a missão do ensino, recebendo médicos residentes de várias instituições, estimulando, constantemente, a multiplicação do conhecimento desta especialidade, com a qualidade dos protocolos internacionais atualizados para tal.

Dando continuidade ao cuidado do paciente, após a alta hospitalar, é oferecido um atendimento multiprofissional ambulatorial, com retornos agendados, de acordo com as necessidades desta reabilitação e reinserção bio-psico-social, realizado em 02 consultórios e 01 sala de curativos.

Além desta equipe, o CTQ conta com toda a infraestrutura da Irmandade de Misericórdia de Campinas-Santa Casa e Hospital Irmãos Penteado.
O Centro de Tratamento de Queimaduras busca oferecer atendimento, sem distinção, aos pacientes com queimaduras da nossa cidade, da nossa região e a quem dele precisar.

Dr. Flávio Nadruz Novaes
Coordenador-Médico
Centro de Tratamento de Queimaduras

___________________________________________________________________________________________________________________________________________