Alunos do quarto ano do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp participaram na quarta-feira, dia 8 de fevereiro, de aulas proferidas no Centro de Tratamento de Queimaduras (CTQ), da Santa Casa de Campinas. Até outubro, todos os 123 alunos da irão passar pelo local. De acordo com o coordenador do internato médico da FCM, Gustavo Pereira Fraga, as aulas fazem parte do submódulo da cirurgia do trauma dentro da disciplina Atenção Clínico-Cirúrgica Integrada 1, denominada MD752.
É importante ressaltar, que Faculdade de Medicina foi criada em 1963 e começou a funcionar no prédio inacabado da Maternidade de Campinas. Em 1965, firmou acordo com a Santa Casa de Misericórdia de Campinas e para lá se transferiu, onde permaneceu até 1985. No ano de 1986, já como nome de Faculdade de Ciências Médicas (FCM), mudou-se para o campus da Unicamp.
O médico Flávio Nadruz Novaes, responsável pelo CQT, disse que pode parecer saudosismo das turmas mais antigas da FCM relembrar sempre a história da criação do curso – Flávio foi aluno da 9ª Turma de Medicina – mas que para média complexidade, a Santa Casa pode ser um excelente local de estágio para os alunos.
“O CTQ tem 11 quartos e 12 leitos e só atende pacientes encaminhados pela Central Reguladora. O maior agente causador de queimaduras é o térmico. Na prática, os alunos visitam o Centro Cirúrgico, conhecem a rotina de trabalho e aprendem a cuidar do paciente”, disse Flávio.