A Irmandade de Misericórdia de Campinas (IMC) – Hospital Irmãos Penteado e Santa Casa – realizou mais de mil procedimentos cirúrgicos em janeiro de 2025. Em números totais, foram 1.123 procedimentos, no primeiro mês do ano. “É uma marca histórica! Uma grande conquista. Há três anos, estávamos vivendo uma época de incertezas com a pandemia, que nos fez repensar conceitos e rotinas. O centro cirúrgico foi, então, definido como área estratégica da instituição. E nos reinventamos”, conta o diretor do centro cirúrgico da IMC, o médico Hilton Mazzini. Desta forma, o centro cirúrgico passou de 400 cirurgias/mês há três anos para este número recorde alcançado em janeiro de 2025.  

O procedimento que apresentou maior crescimento no período foi o de cirurgias urológicas. Também houve crescimento expressivo em cirurgia geral e cirurgia plástica. “Introduzimos o protocolo de cirurgia segura, aplicamos indicadores de segurança e qualidade. Realizamos treinamento contínuo para os colaboradores”, comenta Dr. Mazzini, coordenador médico do Centro Cirúrgico. Outro fator relevante foi a certificação do hospital pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível I, título que o hospital mantém ativo. 

O coordenador comenta que são 8 salas no centro cirúrgico e que a instituição investiu na aquisição de novos instrumentais, além da renovação do parque tecnológico. “Com esses diferenciais, tivemos a chegada de mais cirurgiões e anestesistas advindos de outros serviços”, contou. 

O provedor da IMC, o médico Murillo Almeida, disse que a marca histórica é motivo de comemoração e que toda a cidade de Campinas ganha. “Mês a mês, crescemos o número de cirurgias realizadas na IMC. Isso é fruto de uma série de mudanças que implementamos no hospital e que não param de acontecer. Concentramos nossos esforços em melhorar nossa estrutura, em modernizar. Um investimento contínuo que honra a história de 153 anos da nossa instituição”, diz o provedor.