INSTITUCIONAL
NOSSA HISTÓRIA
A Irmandade de Misericórdia de Campinas surgiu a partir do idealismo do Cônego Joaquim José Vieira, que sonhava com a fundação de um Hospital que atendesse às camadas mais pobres da população de Campinas e região. Após uma forte campanha de doações junto aos mais ricos, campanha esta que juntava tanto doações materiais quanto em horas de trabalho dos escravos, era fundado em 1871 o Hospital da Santa Casa de Misericórdia.
Em agosto de 1860, o jovem sacerdote padre Joaquim José Vieira, natural de Itapetininga-SP, foi nomeado vigário (pároco) de Campinas. Nessa época, a cidade contava apenas com a paróquia de Nossa Senhora da Conceição. O padre Vieira, com apenas 24 anos de idade, vinha substituir o padre Antônio Cândido de Mello. Devido à sua estatura franzina, o povo chamava o padre Vieira de “Vigarinho”.

MISSÃO
Como hospital filantrópico, prestar assistência humanizada, moderna e multiprofissional para a comunidade, adotando práticas sustentáveis e éticas.

VISÃO
Ser uma instituição hospitalar sustentável, moderna, referência multiprofissional nas suas especialidades médicas, com credibilidade entre clientes, médicos e parceiros, por meio de uma gestão íntegra e qualificada.

VALORES
Humanização, comprometimento, ética, profissionalismo e transparência.

Em breve.
Em breve.


O Planejamento Estratégico da Irmandade de Misericórdia de Campinas, aprovado em abril de 2025, tem por objetivo a busca por melhores resultados, através asseguramento da qualidade e confiabilidade na prestação do serviço de assistência médico-hospitalar, levando em consideração as seguintes diretrizes estratégicas:
- Sustentabilidade Econômica, Social e Ambiental – através da gestão econômico-financeira, da política de colaboradores, prestadores e fornecedores e da política ambiental.
- Excelência – através da excelência operacional.
- Tecnologia e Processos – através da geração o do conhecimento.
- Pessoas – através da gestão do gerenciamento do aprendizado e inovação digital.
- Mercado e Imagem – através da excelência no atendimento.
A governança clínica viabiliza a indicação, análise e correção de problemas que prejudicam o atendimento ao paciente, pela implantação de metas de segurança, que resolvem questões cotidianas dos hospitais, como identificação de pacientes e redução do risco de infecções. Os Pilares são:
- Experiência do Paciente;
- Gestão de Risco;
- Efetividade e Eficiência;
- Auditoria Clínica;
- Gestão de Pessoas;
- Educação e Treinamento.


A qualidade e a segurança hospitalar são pilares fundamentais para garantir um atendimento eficiente, humanizado e livre de riscos para os pacientes.
Esses conceitos envolvem a adoção de boas práticas, protocolos e tecnologias que visam reduzir erros, melhorar a eficiência dos processos e proporcionar um ambiente seguro tanto para os pacientes e acompanhantes quanto para os profissionais de saúde.
CERTIFICADO DE QUALIDADE
O Hospital recebeu a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que atesta a qualidade de processos assistenciais. Considerada a principal avaliadora em hospitais brasileiros, a ONA é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua), entidade internacional que certifica o serviço de saúde em países como Estados Unidos, Canadá, França e Reino Unido.
Após uma criteriosa análise, o hospital passa a adotar o selo de “Acreditado” (ONA I), até setembro de 2025. Na prática, a conquista consolida os avanços ocorridos, principalmente nos dois últimos anos, no que diz respeito ao atendimento de pacientes.

![Certificação por Distinção – CTQ – 25-09-2023 (1)[1]](https://santacasacampinas.com.br/wp-content/uploads/2025/03/Certificacao-por-Distincao-CTQ-25-09-2023-11.png)
CERTIFICADO POR DISTINÇÃO
A Irmandade de Misericórdia de Campinas já é acreditada pela ONA através do Instituto Qualisa de Gestão – IQG. Este instituto goza de destaque ente as instituições acreditadoras.
Considerando já o estágio avançado destes processos o Centro de Tratamento de Queimaduras – CTQ há 02 anos foi o pioneiro no nosso páís na obtenção da distinção em queimaduras dentro do mesmo instituto. Este processo é dividido em 03 níveis, sendo a distinção no nível diamante a maior destas 3.
Desde a primeira qualificação nosso CTQ foi distinguido como “nível diamante” .Esta qualificação denota a responsabilidade em nível máximo dos processos que envolvem a segurança do paciente bem como de proposta constante à melhoria e progresso.